V Encontro de Escolas Micro Rede – TEIP

V Encontro de Escolas Micro Rede – TEIP

Realizou-se no passado dia 3 de julho, no Auditório Adácio Pestana, em Tarouca, o V Encontro de Escolas Micro Rede – TEIP, da qual fazem parte os Agrupamentos: Dr. José Leite Vasconcelos, Resende, Professor António da Natividade e Sudeste de Baião.

Neste encontro, que contou com intervenções de elementos de todos os Agrupamentos de Escolas referidos e com uma intervenção da Doutora Maria José Araújo, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, refletiu-se sobre o papel dos alunos na construção do conhecimento e no significado de “escola inclusiva”, e foram apresentados alguns projetos dinamizados ao longo deste ano letivo no vários Agrupamentos.

O Agrupamento do Sudeste de Baião, através do professor Fernando Lima, apresentou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, implementado como projeto-piloto durante este ano letivo, numa intervenção intitulada “Fazer Diferente: Promover a Autonomia”. Tratou-se de um momento de partilha onde, a partir do trabalho desenvolvido, se procurou discutir a importância deste projeto nas aprendizagens, assim como no significado que a escola adquire para os alunos, ao trazer uma verdadeira mudança na forma de trabalhar – com alunos e entre docentes – e na forma de avaliar.