Orçamento Participativo das Escolas

 

Informação

 

            O Conselho de Ministros do dia 24 de março de 2016 criou o orçamento participativo das escolas, com o objetivo de dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

         Os alunos do 3.º ciclo poderão participar nesta iniciativa através da apresentação de uma proposta/projeto que contribua para a melhoria da escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades, conforme o respetivo regulamento.

         O montante atribuido à escola para a execução da proposta é de 500€.

         A proposta que sair vencedora deverá beneficiar todos os alunos e ser executada até ao final do ano de 2017.

 

Modo de apresentação das propostas

 

  • Cada proposta poderá ser subscrita por um estudante, individualmente, ou em grupo, por um máximo de 5 estudantes proponentes, e deve ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo, através da indicação do nome completo, número, ano e turma. (A lista de apoiantes deverá ser entregue juntamente com a proposta).
  • As propostas devem ser fundamentadas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, onde se deve referir expressamente a sua compatibilização com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação local atribuída ao Orçamento Participativo da Escola.

 

Calendarização

 

1.Entrega das propostas: Cada proposta pode ser entregue presencialmente nos Serviços Administrativos da Escola, ou através de correio eletrónico (executivosudeste@aesudestebaiao.net ) até às 16:30h do dia 28 de fevereiro.

2.Divulgação e debate das propostas: a partir de 10 de março

3.Votação das propostas: dia 24 de março (Dia do Estudante)

4.Divulgação resultados: até ao final de março

5.Planeamento da execução:  até ao final de maio

6.Execução da medida: até ao final do ano civil

 

Santa Marinha do Zêzere, 24 de janeiro de 2017

A Diretora

Manuela Miranda

 Nota: para mais informações consultar http://www.dgeste.mec.pt/ope/