Dia Mundial do Combate ao Bullying

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, são conhecidos os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas galardoados com o selo ‘Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência’. São 52 os AE/ENA certificados por terem promovido e implementado, no ano letivo 2019/2020, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.

BullyingAPP(1)

No presente ano letivo serão realizadas ações de formação dirigidas aos vários agentes da comunidade educativa (pessoal docente, pessoal não docente e vigilantes) e, realizar-se-á, também, uma formação de Liderança Intermédia destinada a educadores de infância e professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial que exerçam, preferencialmente, funções de coordenação/supervisão (por exemplo, diretores de turma), bem como um curso de formação, para docentes, sobre relações interpessoais e dinâmicas de grupo na escola.

O Grupo de Trabalho “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, criado no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying, irá continuar a contar com a participação das Escolas e de toda a comunidade educativa na luta contra este fenómeno.

Para mais informações, pode consultar-se o site https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/ .