Clube Eco-Escolas e Clube da Floresta comemoram o Dia da Floresta Autóctone

A 23 de novembro comemora-se o Dia da Floresta Autóctone, a floresta constituída por árvores de espécies originárias do nosso território, como os Carvalhos, os Castanheiros, os Sobreiros e as Azinheiras. Os dois clubes da nossa escola, que privilegiam a vertente ambiental, não poderiam deixar de se associar a esta comemoração. No dia 23 de novembro, a convite da Junta de Freguesia de Valadares e com o apoio da Câmara Municipal de Baião, procedeu-se à plantação, na referida freguesia do nosso concelho, de Nogueiras, Castanheiros e Pinheiros.

No dia 30 de novembro, ainda inserida nestas comemorações, realizou-se uma visita de estudo ao Carvalhal de Reixela. Com a ajuda do Engº. José Manuel Ribeiro, da Câmara Municipal de Baião, os alunos que participam nos dois clubes puderam perceber a importância da preservação da floresta autóctone, numa altura em que o tema dos incêndios florestais ainda está bem presente na nossa memória. Num ambiente marcado pela existência de uma mancha significativa de Carvalhos, Castanheiros e Azevinhos, entre outras espécies, os alunos compreenderam, de uma forma bem evidente, quais as características principais destas espécies: crescimento tipicamente lento, com grande capacidade de resistir a longos períodos de seca e elevada resiliência aos incêndios.

E porque o mês de novembro constitui o momento ideal para a plantação de árvores de espécies autóctones (e ainda só estamos em dezembro), deixamos aqui o desafio: planta uma árvore! Protege a floresta que é de todos.